Pequenos negócios no Facebook

lojas-online-netitbe-social-media

Se me pedissem um conselho sobre a criação de um pequeno negócio no Facebook, a minha resposta seria: não criem nada numa plataforma que estão, de facto, a alugar, e da qual possuem limitado controlo. Claro que não estou a dizer para não estarem presentes no Facebook, devem estar no Facebook, no Twitter e, caso o negócio passe por imagens de produtos com belas fotos, no Pinterest.

Fala-vos a voz da experiência. Já tive diversas lojas online e a minha base de negócio nunca foi o Facebook. As redes sociais eram a minha plataforma de comunicação, um social hub, bem como o meu blog, mas o negócio sempre fiz em lojas online – criadas e personalizadas para as minhas marcas, ou no Etsy, uma plataforma mundial de pequenos grandes negócios ligados às artes e crafts.

Gerir um negócio a partir do Facebook pode ser exasperante: é como estar numa loja e ter clientes a perguntar tudo ao mesmo tempo, sem capacidade de gerir as respostas e os pedidos – a não ser que tenha uma pessoa só para se dedicar à página. Há que actualizar, ter boas fotografias, preços e descrições completas e, mesmo assim, muitos clientes vão desconfiar da vossa actividade.

Gerir uma loja através de uma plataforma de e-commerce personalizável dá trabalho, mas compensa muito. Tem acesso automático a estatísticas, stocks, gestão de encomendas e clientes, e as vendas são automáticas. Pode receber as notificações por email ou através do back-office da loja. Isto permite não só gerir o seu negócio de forma profissional, como também lhe vai poupar muito tempo, tempo esse que pode dedicar aos artigos, à comunicação ou à prospecção de novos fornecedores e clientes. Existem soluções bastante interessantes no mercado e por um valor mensal abaixo dos vinte euros: alojamento de domínio, servidores e back-office. Os passos a seguir serão alvo de um novo post: criar uma marca online. Fiquem atentos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s