Social Media: 4 erros comuns

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Parece comum que quando digo a amigos e familiares que trabalho em redes sociais é algo que ninguém leva a sério. “Ah, então estás sempre no Facebook?” Sim, e não. Contudo, a actividade que um community manager desenvolve não passa por estar 24 horas online no Facebook, ao contrário do que muitos clientes pensam. Para que a presença de uma empresa seja eficaz, é preciso delinear uma estratégia que é medida e ponderada diariamente. Há ainda muito erros ou preconceitos em relação ao trabalho que é desenvolvido pelos “gestores de redes sociais”. Enumero aqui alguns que me parecem gritantes e que podem pôr em causa a imagem de uma empresa. Sigam-me.

 

1) Ausência de uma estratégia de abordagem da marca às redes sociais

Há questões que têm de ser respondidas antes de se estabelecer uma presença online. Questões básicas mas que servirão para definir o trabalho efectivo que se faz no quotidiano. Porquê? Quem? O quê? Onde? Quando? Onde? e Como?. Responder a estas questões e conhecer profundamente a marca/empresa em causa: missão, objectivos, análise swot, concorrência é um dos pontos de partida para a definição de uma estratégia editorial de abordagem às redes sociais alinhada com a política de comunicação da entidade em causa.

2) Achar que as redes sociais são formas gratuitas de comunicar ou fazer publicidade

Fazê-lo bem envolve tempo. Tempo envolve dinheiro. A importância de ter uma equipa dedicada a esta área dentro do departamento de Comunicação e Marketing ou em outsourcing é um ponto fulcral no estabelecimento de budgets anuais das marcas.

Para além do trabalho efectuado no quotidiano, devemos ponderar o valor da publicidade que devemos investir para garantir visibilidade. Se no início, as publicações das marcas tinham um grande alcance, hoje em dia, com a mudança de algoritmos no Facebook, as suas publicações são vistas por menos de um terço dos seus seguidores. Se quiser aumentar este número, convém perceber que terá de gastar em publicidade. Nenhuma estratégia de social media será eficaz ou sequer cumprida se este não for um ponto assente por todos.

3) Dar a gestão das redes sociais a uma pessoa com pouca experiência profissional

É comum que quando os negócios começam a emergir e as empresas começam a sentir a necessidade de contratar ou subcontratar para uma posição que nunca existiu dentro dos quadros da empresa tente investir o mínimo possível em recursos humanos. Este é um dos maiores erros que as empresas podem fazer pela sua imagem.

A presença nas redes sociais é a face visível e mais próxima que um utilizador tem de uma marca, representa os seus valores, a sua “voz própria” e tem inerente certo tipo de características que os tornam pessoas altamente classificadas pela versatilidade do seu trabalho: são criativos, são estrategas, alguns são designers, outros são a face visível de um call-center ou de um gabinete de comunicação de crise. Estes profissionais estão preparados para lidar vinte e quatro horas com o público de uma empresa. Imagine que tem uma equipa de futebol com as maiores estrelas do mundo – neste caso, os activos da sua empresa – convidaria o massagista para treinador? Pois. No momento de dar a cara pela empresa, e mesmo tendo uma política bem oleada de comunicação com o público, o community manager é a pessoa que dá a cara pela sua empresa e o ajuda a criar a sua imagem online.

4) Medir objectivos a curto-prazo

A reputação de uma empresa não se constrói num dia, nem num mês. Nas restantes áreas de negócio, é comum haver planos anuais, no mínimo, para a obtenção de determinado objectivo. Nas redes sociais passa-se o mesmo. Tudo acontece muito rapidamente, é certo, mas os resultados só podem ser medidos após três a 12 meses de actividade. Falamos de “relações”. As relações não se constroem em dias. As plataformas sociais são apenas ferramentas. Funcionam para ajudá-lo no seu negócio, mas não são mágicas. Se após este tempo os resultados forem insatisfatórios, é a altura certa para rever a estratégia.

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