Redes Sociais: desafios para o retalho

desafios-ratalho-facebook-netitbe

O mundo mudou. As pessoas vivem hoje ao ritmo vertiginoso das novas tecnologias. A revolução tecnológica traz consigo uma revolução no modo de viver. As pessoas relacionam-se com as suas marcas preferidas de uma forma diferente: mais íntima, mais imediata, mais exigente.

As marcas estão conscientes da imperiosa necessidade de estarem presentes nas diversas redes sociais. Aqui, falam directamente para o Target, e tornam-se uma presença tão constante na sua vida como qualquer outro “amigo”. Escutam necessidades, ouvem desabafos, percepcionam tendências, entram definitivamente no ciclo orgânico do consumidor.

O desafio para as empresas de retalho é aproximarem-se cada vez mais da diversidade de pessoas que escolhem as suas marcas, ter uma voz própria e uma forma singular de se dirigir aos seus fãs.

As empresas de retalho não são apenas uma mera entidade com existência física que disponibilizam um serviço/venda, têm um perfil mais humano e emotivo, cuja essência é facilmente incorporada na sua comunicação como um sentimento de partilha que se fundamenta na comunicação através das redes sociais.

Naturalmente, é normal que as pessoas escolham as marcas nas redes sociais para se integrarem e interagirem com essa comunidade própria. O Facebook de uma marca de retalho passa a ser assim o local aglutinador de experiências, amizades e opiniões de milhares e milhares de pessoas, vivido realmente de forma orgânica, como se fosse – não a mera presença online de uma instituição comercial – mas um verdadeiro amigo. É este um dos desafios para a comunicação das empresas de retalho.

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s